Os novos MacBook Pros foram anunciados na semana passada com os processadores M1 Pro e M1 Max da Apple Silicon, mas uma das mudanças mais notáveis foi a introdução de um notch, semelhante ao usado nos iPhones, para uma câmera 1080p. Na última sexta-feira (22), Shruti Haldea, gerente da linha de produtos Pro Mac, participou do podcast Mesmo cérebroonde comentou sobre os aparelhos e explicou o uso do notch no painel.
Citando o modelo maior como exemplo, o profissional disse que o usuário ainda tem uma área ativa de 16 polegadas na diagonal em uma proporção de 16:10. A “franja” é uma forma de deixar a tela mais alta, permitindo um reposicionamento da barra de menus, que monitora recursos como bateria e Wi-Fi, nas laterais da webcam.
“É uma maneira muito inteligente de dar mais espaço ao conteúdo. E quando estiver no modo ‘tela cheia’, você ainda terá a bela janela 16:10”, acrescentou o funcionário em um momento de auto-elogio. O podcast está disponível abaixo, e a discussão sobre o tema começa na marca de 10 minutos e 20 segundos.
Os MacOs ocultam o entalhe com uma barra preta artificial quando um aplicativo é maximizado. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos poderão trabalhar com um modo de compatibilidade para aproveitar o espaço adicional oferecido pela diminuição da borda superior.
Também na semana passada, o portal 9to5Mac realizou uma enquete, que atualmente conta com cerca de 11.500 participantes, para avaliar a opinião pública sobre a mudança estética. Entre os eleitores, 45,27% gostam do notch pela área que ele traz; 27,92% preferem bordas maiores dentro do estilo de produtos mais “tradicionais”, e 23,34% acreditam que o “buraco” não incomoda, mas a barra de menu deveria ter um fundo mais escuro para diminuir o “contraste” entre os elementos.
Última atualização em 18 de outubro de 2022