Entre os mais novos produtos lançados pela Apple recentemente, o acessório mais peculiar com o logotipo da Apple é definitivamente o famigerado Pano de Polimento, ou simplesmente “iCano”. Custando US$ 19 nos Estados Unidos e R$ 219 no Brasil, o produto surpreendeu até os fãs mais fiéis da empresa, que costumam “entender” a tradicional cobrança de alta por qualidade comparável.
Apesar do choque inicial, é impossível dizer que o “iPano” foi uma decisão imprudente da Apple. A flanela de microfibra com o famoso selo bordado da Maçã, sem muitas diferenças em relação às variantes “comuns” do mercado, esgotou nos Estados Unidos e já tem entregas programadas até 11 de janeiro de 2022.
Enquanto os representantes da Apple defendem as “especificações técnicas” do Pano de Polimento, com seu tecido de microfibra sintética “compatível com 88 dos produtos da empresa”, seu maior sucesso está no “look de designer”. A sensação de exclusividade promovida pelos produtos Apple perpetua-se como um dos seus principais alicerces, aqui apresentada num acessório com dimensões ligeiramente superiores a 16 cm x 16 cm.
$AAPL está em alta hoje. De nada. #maçã pic.twitter.com/WEUZ4Hp0AC
— Albert C. Lee (@albertclee) 26 de outubro de 2021
Esse fator fica mais claro quando observado nas reações dos consumidores, como mostra o repórter Daisuke Wakabayashi, do New York Times. Em entrevista ao site, Albert Lee, diretor de consultoria, comentou sobre a aquisição de seu novo Macbook Pro e quatro unidades de “iPano”: “É apenas um ponto de puro excesso”, reconhece Lee. “Acabei de gastar US$ 4.000 em um laptop. O que são outros US$ 19?” acrescenta, desconsiderando as outras três unidades.
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No entanto, o pano de polimento da Apple rapidamente repercutiu na mídia, gerando engajamento orgânico e lucro para a empresa sem depender de “muito esforço”. Nesse contexto, o produto chegou a ser “avaliado” pelo conhecido site eu concerto isso, que costuma desmontar eletrônicos para entender sua construção. E o veredicto não poderia ser diferente: é mais um produto “elite” da Apple.
Última atualização em 5 de outubro de 2022