Fones de ouvido totalmente sem fio estão se tornando cada vez mais populares. No entanto, existem pequenos detalhes em suas tecnologias que podem fazer uma grande diferença na qualidade do som. Dentre eles, destaca-se a presença do True Wireless Stereo (TWS), que pode tornar a experiência do usuário mais rica e completa.
Infelizmente, tais recursos não são bem apresentados aos usuários e, por isso, tornam-se pouco conhecidos e deixam de influenciar na hora de escolher um bom par de fones de ouvido. Por isso, o Blog do Plástico de Engenharia preparou um pequeno guia para detalhar o que exatamente é a tecnologia TWS e o objetivo de sua presença nos dispositivos, a fim de facilitar a decisão do consumidor antes de uma possível compra. Verificação de saída:
O que é TWS e para que serve?
A tecnologia TWS, que pode ser traduzida livremente como Totally Wireless Stereo, existe em duas variantes principais: TWS e TWS+, ambas voltadas para fones de ouvido totalmente sem fio, como os Galaxy Buds. Sua presença define como a mídia será reproduzida nos dispositivos, alterando a forma como os dados são enviados para a parte esquerda e direita de cada par.
Nesse contexto, a variante padrão é o TWS, que funciona conectando o dispositivo reprodutor a apenas um dos dois fones de ouvido, que por sua vez envia os dados da mídia para o outro. Esse método de conexão tende a prejudicar minimamente parte da experiência sonora do usuário, pois acaba comprimindo um pouco mais os arquivos de áudio. Em termos mais simples, pode-se dizer que este sistema “cria” um “fio invisível” conectando o fone principal ao fone secundário.
Por outro lado, o TWS+ funciona como uma espécie de evolução do que se encontra na tecnologia padrão. Sua finalidade é a mesma, porém funciona de forma mais elaborada, permitindo que o aparelho reprodutor conecte os canais esquerdo e direito diretamente em seus respectivos fones de ouvido, sem a necessidade de uma parte “principal”. O resultado é a minimização da perda de qualidade na reprodução do som, além de promover mais versatilidade para o usuário.
Operação das tecnologias TWS e TWS+ ilustradas pela Qualcomm. (Fonte: Sound Guys, Qualcomm/Reprodução)Fonte: Sound Guys, Qualcomm
Apesar de superior, o TWS+ é exclusivo para celulares com processadores Qualcomm, especificamente os da série Snapdragon 845 e posteriores — a única exceção, porém, é para o iPhone, em que a tecnologia passou a estar disponível a partir dos modelos XS e XR, lançados em 2018.
Disponibilidade
Em geral, todos os fones de ouvido totalmente sem fio suportam a tecnologia TWS. Dentre eles, a maioria possui suporte para a versão TWS+, com seu modo de funcionamento variando de acordo com o dispositivo ao qual está conectado.
Nesse contexto, a exceção fica, mais uma vez, para os AirPods da Apple, que utilizam tecnologia proprietária. Resumidamente, funciona da seguinte forma: se apenas um lado estiver em uso, a mídia será reproduzida no modo mono; se for usado o par completo, a mídia será reproduzida em estéreo, com os canais de áudio sendo enviados para seus respectivos lados.
AirPods, os fones de ouvido totalmente sem fio da Apple. (Fonte: iDownloadBlog, Apple/Reprodução)Fonte: iDownload Blog, Apple
gorjeta extra
Vale a pena notar que esta tecnologia é muitas vezes promovida de forma enganosa em anúncios de fones de ouvido “sem marca” ou “renomeados” para favorecer a imagem de um produto que não a suporta. Assim, é importante pesquisar a origem dos modelos antes de escolher um preferido.
Última atualização em 3 de janeiro de 2023