Uma melhoria no padrão USB-C revelada pelo USB Implementers Forum, grupo industrial que desenvolve tecnologias do tipo, vai mais que dobrar a capacidade dos componentes atuais. Enquanto os produtos de prateleira suportam cargas de 100 watts, os lançamentos mais recentes acomodarão impressionantes 240 watts.
Batizada de Extended Power Range (EPR), a novidade, anunciada na última terça-feira (25), apareceu nas especificações 2.1 da entidade. Notebooks gaming e monitores 4K são apenas alguns dos exemplos de aparelhos que se beneficiam da entrada universal, inicialmente restrita a teclados, mouses, impressoras e similares mais simples, ou seja, aqueles que não demandam tanta energia para funcionar corretamente.
Tais características trazem ainda mais possibilidades para empresas e consumidores, já que a voltagem do novo padrão USB-C será configurável em até 48 volts, ante os 20 volts dos sistemas vistos em carregadores rápidos e baterias mais potentes. Isso, claro, vai exigir que os fabricantes se atentem a alguns aspectos, como a necessidade de cabos que suportem até 5 amperes e 50 volts para serem compatíveis, além de ícones específicos para facilitar a identificação.
O novo padrão USB-C expandirá sua aplicação.Fonte: Pixabay See More
duelo de titãs
Ainda que determinados aparelhos necessitem de maior potência de seus acessórios, superando facilmente os 240 watts do novo padrão USB-C, é possível que mais celulares, tablets e PCs portáteis a recebam em breve, dada a comodidade do usuário ao conectar as soluções com uma única tentativa (ao contrário dos USBs tradicionais). Há muito espaço para crescimento em um mercado ainda dominado pelo USB 3.2.
Isso porque o USB 4.0 não decolou como esperado, combinado com a tecnologia Thunderbolt da Intel e sua velocidade de 40 Gbps. Ele usa portas USB-C, mas nem todas suportam, restringindo-se a laptops mais novos.
Por fim, existem os cabos HDMI, que são comuns e oferecem funcionalidade semelhante. De qualquer forma, rumores indicam que a Apple, por exemplo, vai apostar em uma combinação de USB-C/Thunderbolt para a opção, redefinindo o jogo das conexões.
Última atualização em 30 de dezembro de 2022