De acordo com dados da empresa de análise Pesquisa de Contrapontoem relação ao ano anterior, o O mercado de smartphones registrou alto crescimento em dispositivos recondicionados em 2021 – um recorde 15% de aumento no envio desses dispositivos ao redor do mundo.
São dezenas de aparelhos recondicionados de diversas empresas, mas os destaques acabam sendo os smartphones top de linha da Apple e Samsung — afinal, são aparelhos de alta qualidade por preços bem mais baixos. De fato, em 2021 a Apple foi líder em remessas de celulares recondicionados.
- AirPods recondicionados: Bug impede a conexão com novos dispositivos
À medida que o interesse em dispositivos recondicionados aumentou, as empresas começaram a aumentar o volume e a disponibilidade de dispositivos recondicionados, principalmente em mercados em desenvolvimento como China, Índia, África, América Latina e Sudeste Asiático.
Enquanto as remessas de novos smartphones cresceram apenas 4,5% em 2021, as remessas de smartphones recondicionados aumentaram 15%Fonte: Shutterstock
Crescimento
“Smartphones recondicionados fazem parte de dispositivos usados que reentram no sistema por várias rotas. As exchanges são a fonte de crescimento mais rápido para esses smartphones usados, cujo volume cresceu mais de 10% globalmente em 2021. Estamos vendo um aumento anual nos volumes entre os players recondicionados em mercados em desenvolvimento, como China, Índia, América Latina, Sudeste Asiático e África ”, disse o analista sênior Glen Cardoza.
Na América Latina e na Índia, as taxas de crescimento registraram 29% e 25%, respectivamente. Os números nesses mercados também continuam crescendo por conta das trocas que os usuários fazem ao comprar um novo dispositivo — as trocas aumentaram mais de 10% em todo o mundo.
Última atualização em 25 de agosto de 2022