Como interface de gerenciamento de desempenho, o Experiência GeForce é uma ferramenta indispensável para usuários que possuem placas de vídeo de Nvidia, integrados ou não. O prático software permite que você alterne os modos de operação, atualize drivers e personalize as configurações do jogo – tudo em um só lugar.
Confira o tutorial criado por Blog do Plástico de Engenharia para aproveitar todos os recursos oferecidos pela GeForce Experience e obter o melhor desempenho possível no dia a dia, no desktop ou em sessões de jogos. Antes de começar, no entanto, é importante notar que o processo descrito abaixo só funcionará em sistemas com GPU Nvidia.
1- Onde baixar?
A GeForce Experience gratuita pode ser baixada diretamente do site da Nvidia, acessível através deste link. Na página, basta clicar no botão “Baixar Agora”, destacado em verde, para iniciar o processo e obter o software.
Página de download da GeForce Experience. (Fonte: Nvidia / Reprodução)Fonte: Nvidia
Vale ressaltar que o GeForce Experience costuma ser instalado em computadores
2- Como instalar?
À frente, o processo de instalação é bem simples: basta iniciar o arquivo que acabou de ser baixado, aguardar o lançamento e concordar com os termos de uso. Ao final da etapa, o programa deve ser iniciado, exigindo uma etapa de login opcional — que serve para sincronizar as definições de usuários entre os diferentes sistemas.
Tela de Termos de Uso do GeForce Experience. (Fonte: Nvidia, Adriano Camacho)Fonte: Nvidia, Adriano Camacho
2.1- Opcional: como logar?
Caso opte por fazer login, o usuário pode criar uma conta pela própria Nvidia ou utilizar os serviços do Google, Apple ou Facebook, como alternativa. Basta inserir as informações necessárias e selecionar “Login” para concluir o processo.
Opções de login da GeForce Experience. (Fonte: Nvidia / Reprodução)Fonte: Nvidia
3- Como usar o GeForce Experience?
Na tela inicial do GeForce Experience, você pode acessar suas principais funções com apenas alguns cliques. Caso o usuário já possua jogos instalados, eles devem aparecer diretamente nesta interface, permitindo a configuração remota de seus recursos — caso tenham suporte para o utilitário. Alternativamente, também é possível atualizar drivers e ajustar funções técnicas da placa de vídeo; Veja como!
Início da experiência GeForce. (Fonte: Nvidia / Reprodução)Fonte: Nvidia
3.1- Para atualizar os drivers
Os usuários iniciantes devem priorizar inicialmente a atualização de seus drivers de placa gráfica, pois eles são responsáveis por seu bom funcionamento e desempenho. Para iniciar o processo, basta selecione a guia “Drivers”localizado no canto superior esquerdo da interface principal do GeForce Experience.
À frente, o driver mais recente da placa de vídeo em uso aparecerá logo no topo da página. Basta clicar em opção “Baixar”, localizado no lado direito, obtenha a versão mais recente disponível do software. Finalmente, você deve selecionar um método de instalação para iniciar o processo, podendo escolher entre “Instalação expressa” (recomendado para a maioria dos casos) ou “Instalação customizada” (recomendado para usuários avançados).
O processo leva alguns minutos e pode “reinicializar” a exibição do monitor em uso algumas vezes.
Tela de gerenciamento de driver GeForce Experience. (Fonte: Nvidia / Reprodução)Fonte: Nvidia
3.2- Para otimizar jogos
Depois de atualizar os drivers, pode ser uma boa ideia otimizar para as configurações de jogo mais exigentes para encontrar um equilíbrio entre a qualidade da apresentação visual e o desempenho da taxa de quadros por segundo (FPS). Na GeForce Experience, isso pode ser feito selecionando um título compatível na página inicial.
Para facilitar o processo, o utilitário conta com o botão “Otimizar”, que ajusta automaticamente as configurações de acordo com as especificações do sistema. No entanto, também é possível ajustá-los manualmente, com suporte de legendas para cada recurso e perfis independentes para o modo de energia utilizado pelo dispositivo.
Tela de otimização de jogos na GeForce Experience. (Fonte: Nvidia / Reprodução)Fonte: Nvidia
Em caso de dúvidas…
Caso surjam problemas durante algum processo, vale ressaltar que a Nvidia possui uma seção de suporte dedicada aos usuários, incluindo respostas para dúvidas frequentes e outras informações relevantes – acesse clicando aqui.
Última atualização em 8 de setembro de 2022