Os clientes da Apple sabem como os cabos Lightning podem ser extremamente frágeis. No entanto, um novo pedido de patente da empresa pode ter revelado a solução para esse problema de longa data.
Recentemente, o fabricante registrou a tecnologia de um “cabo de rigidez variável”. Embora não mencione diretamente que o item será um cabo de alimentação, as informações no documento sugerem a possibilidade.
Os cabos Lightning da Apple são considerados muito frágeis.Fonte: Business Insider/Reprodução
“Sabemos que dobrar o cabo perto do ponto de terminação pode causar tensão indesejada nas conexões dos fios, o que pode levar à falha”, admite o documento de pedido de patente da Apple.
Em seguida, o texto cita o uso de mangas nas pontas para aumentar a resistência dos cabos, aliviando a tensão nas conexões dos fios. No entanto, isso deixou os acessórios com uma espessura não desejada pelo fabricante.
Como solução, a Apple desenvolveu uma tecnologia que permite criar níveis de rigidez em diferentes “secções longitudinais”. Assim, o cabo seria dividido em três camadas que vão desde a mais flexível até a mais rígida com alívio de tensão nas extremidades.
“Este produto é um cabo que inclui um núcleo envolvido por uma manga externa de espessura uniforme”, descreve o documento. Além disso, as informações indicam que ele utilizará diferentes materiais em sua constituição.
Desenho mostrando a combinação de camadas de cabos e cobertura protetora.Fonte: Apple Insider/Reprodução
investimento de longo prazo
O pedido de patente não significa que a Apple aplicará a tecnologia para reforçar os próximos lançamentos de cabos Lightning. No entanto, mostra que está procurando maneiras de criar produtos mais resilientes para os clientes.
Se isso se tornar realidade, a compra de cabos mais duráveis se tornará um investimento de longo prazo. Lembrando que os próximos celulares iPhones não fornecerão mais o acessório de carregamento nas caixas.
Atualmente, o cabo Lightning é vendido a partir de R$ 219 na loja oficial da Apple no Brasil.
Última atualização em 25 de janeiro de 2023