Os processadores Qualcomm são os únicos usados em dispositivos com Windows em ARM e isso tem uma razão, como revelado pelo XDA na segunda-feira (22). Microsoft e a fabricante de chips têm um contrato de exclusividade para a versão do sistema, que está próximo de ser rescindido.
De acordo com a publicação, pistas sobre o fim dessa parceria entre Microsoft e Qualcomm começaram a surgir nas últimas semanas. Um deles foi o anúncio da gigante de Redmond, dando a entender que qualquer empresa poderia desenvolver um processador personalizado para esta versão do seu sistema operacional.
Além disso, a MediaTek revelou, há poucos dias, planos para desenvolver um processador específico para Windows em ARM, desafiando o monopólio da fabricante de chips Snapdragon. A marca taiwanesa acredita que a transição da arquitetura x86, dominante nos PCs, para o ARM (celulares e Macs, por exemplo), é inevitável.
A parceria entre a Microsoft e a Qualcomm é antiga.Fonte: Pixabay
Em relação ao término do contrato de exclusividade, as fontes ouvidas pelo site não detalharam tal informação. Apesar disso, as duas gigantes da tecnologia continuarão trabalhando juntas, tanto que lançaram recentemente o mini PC QC710 Desktop, equipado com um Snapdragon 7c e Windows 10 ARM, voltado para desenvolvedores.
concorrentes de olho
Se a exclusividade da Qualcomm para dispositivos Microsoft Windows no ARM estiver realmente prestes a acabar, isso pode abrir a porta para outros fornecedores interessados em investir na plataforma, além da já mencionada MediaTek. Uma das apostas no mercado é a Samsung.
Com as melhorias proporcionadas pela parceria AMD, os processadores Exynos da gigante sul-coreana poderia trazer mais inovação aos PCs com Windows. Até os chips Apple M1 teriam a possibilidade de suportar o Windows 11 com a abertura da competição.
Também há rumores de que a gigante de Redmond estaria desenvolvendo seus próprios processadores baseados em ARM, para uso em servidores e futuros dispositivos da linha. Superfície.
Última atualização em 27 de setembro de 2022