Após uma espera de três anos, os autores de uma ação coletiva contra a Apple disseram ao site Mac Rumoursna terça-feira (18), que passaram a ser reembolsados individualmente por defeitos em seus fones intra-auriculares Powerbeats2 Wireless lançados em 2015.
Os consumidores começaram a processar a empresa Apple após descobrirem um defeito em alguns aparelhos que os faziam congelar repentinamente, além de não reterem a carga após o “uso mínimo” anunciado. Certificada pelo juiz de uma dessas causas, a ação adquiriu o status de ação coletiva em 2017.
Nas alegações iniciais, os autores alegam que a Apple “deturpou a duração da bateria” do Powerbeats2, bem como apresentou propaganda enganosa ao afirmar que os aparelhos eram resistentes ao suor e à água, o que se provou falso. Por fim, a empresa de Cupertino foi acusada de não substituir ou reparar os fones de ouvido defeituosos dentro do período de garantia de um ano.
O acordo entre a Apple e seus consumidores
Fonte: MacRumoursFonte: MacRumours
Depois de várias negociações entre as partes, o caso não foi parar na Justiça, já que a fabricante concordou em pagar uma indenização de US$ 9,75 milhões, cerca de R$ 51,6 milhões, para encerrar o processo. Embora tenha concordado com o pagamento, a Apple negou veementemente as alegações dos usuários e disse que estava pagando apenas o valor “para evitar litígios caros”.
Para Mac Rumoursfoi exibida uma captura de tela, mostrando a indenização de US$ 114,12 (R$ 604), mas há consumidores que receberão até US$ 189 (R$ 1 mil).
Última atualização em 1 de janeiro de 2023