UMA Maçã anunciou nesta quarta-feira (17) o lançamento de um kit de reparo caseiro para iPhones. Com a novidade, os consumidores poderão comprar conjuntos de peças e ferramentas para que possam consertar seus aparelhos sozinhos, sem a necessidade de procurar uma assistência técnica credenciada e especializada.
O programa Self Service Repair começa a operar no início de 2022 nos Estados Unidos, com expansão planejada para outros locais em data não divulgada.
Até o momento, o valor dos kits também não foi detalhado pela empresa, mas os primeiros produtos disponibilizados envolvem o reparo da tela, bateria e câmera. Os primeiros modelos cobertos são o iPhone 12 e o iPhone 13, mas os Macs com chip M1 também entrarão no serviço logo depois.
crítica constante
O programa de reparos domésticos é a resposta da Apple às recentes críticas à falta de reparabilidade da marca.
- Apple aconselha técnicos a fazer reparos caros desnecessários
No caso do iPhone mais recente, por exemplo, trocar a tela por um terceiro era “quase impossível” e resultou no uso do Face ID (reconhecimento facial) — até que a marca mudou de ideia após as reclamações. Outro relatório recente mostrou que a empresa chegou a orientar os técnicos a fazerem reparos com componentes mais caros e, em alguns casos, até desnecessários.
Cuidados de garantia
Os mais de 200 itens que serão vendidos incluem peças e ferramentas que são utilizadas pelo próprio serviço de manutenção da marca, além de manuais de instruções em texto.
Programa de manutenção começa em 2022 nos EUAFonte: Maçã
No entanto, a Apple salienta que as peças são destinadas a “técnicos individuais com conhecimento e experiência para reparar dispositivos eletrônicos”. Os consumidores com medo de fazer o procedimento ainda devem procurar assistência certificada.
de acordo com o site A Beiraa manutenção não anula a garantia do produto, mas os danos causados ao aparelho durante o procedimento não são cobertos pela empresa.
Última atualização em 30 de setembro de 2022