Os novos iPhone 13 e iPhone 13 Pro foram anunciados na última terça-feira (14) e já estão desembarcando no mercado. Naturalmente, como de costume, as primeiras análises dos modelos foram publicadas com elogios a vários aspectos e algumas críticas pontuais, como o mau funcionamento da macrofotografia em determinados casos de uso.
O modo recém-introduzido é voltado para tirar fotos ou vídeos de objetos a até 2 cm de distância da lente, o que funciona bem, capturando rapidamente um ótimo nível de detalhes. Nesse contexto, o desconforto ocorre ao se aproximar do assunto que será enquadrado, fazendo com que o iPhone 13 Pro troque automaticamente o sensor utilizado e não permitindo o ajuste manual pelo usuário — mas apenas para imagens estáticas.
Este problema foi relatado pelo site ENTRADA em sua análise, que “relata” uma possível falha de design da Apple em relação ao modo de fotografia macro: “O fato de haver uma configuração de ‘Bloquear câmera’ na seção ‘Câmera’ do aplicativo Configurações, que desativa a troca automática de câmera para gravação de vídeo , é prova suficiente de que a Apple sabe que as pessoas não gostariam disso”, sugere o texto.
Problema com comutação automática (e indesejada) de sensores no modo de fotografia macro. (Fonte: ENTRADA/Reprodução)Fonte: INPUT
Inicialmente, a Apple teria afirmado que esta é a operação esperada para o modo, no entanto, parece que logo mudou de ideia. A empresa se posicionou a favor dos usuários e prometeu uma correção para o ENTRADA e outros influenciadores como o famoso YouTuber Marques Brownlee.
Como descreve o ENTRADA, A Apple afirmou brevemente: “uma nova configuração será adicionada em uma atualização de software neste outono para desativar a troca automática de câmera ao fotografar em distâncias curtas para fotografia macro e vídeo”. Ainda não há uma data exata de lançamento, mas a Notícia não deve demorar muito.
Última atualização em 25 de outubro de 2022