O mercado de computadores sofreu uma queda acentuada nos primeiros meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com um novo relatório da empresa de consultoria Gartneras vendas foram 7,3% menores entre janeiro e março deste ano.
O principal motivo atribuído à queda é o desempenho acima do esperado desse setor em 2021, quando muitas pessoas ainda se preparam para enfrentar o trabalho e os estudos em casa em pontos críticos da pandemia de covid-19. Em particular, a demanda por Chromebooks no mercado dos EUA para uso educacional caiu drasticamente à medida que muitos países retornam às atividades presenciais.
Excluindo os Chromebooks da lista, as vendas de PCs na verdade cresceram 3,3% – um número que ainda é considerado modesto e também envolve um período em que poucos consumidores gastam em novos computadores.
Os líderes de mercado
Os três primeiros em termos de número de PCs enviados para venda permanecem os mesmos: a Lenovo continua sendo a líder, seguida pela HP e Dell. Apple, Asus e Acer fecham o ranking principal. A pesquisa leva em consideração desktops, notebooks e modelos híbridos de classe premium, como o Microsoft Surface.
A lista compara as vendas no início de 2022 com o desempenho no início de 2021.Fonte: Gartner
Das seis fabricantes, metade apresentou queda de um ano para o outro – com destaque para a HP, que teve uma redução de 17,8% nas unidades vendidas e viu a diferença para a Dell diminuir. A soma dos demais fabricantes, que representam 14,8% do mercado, caiu 14,1% de um ano para o outro.
Apenas a própria Dell, Apple (impulsionada pela atualização dos modelos para os chips M1) e Asus (com aumento de 20,6% de um ano para o outro) conseguiram crescer no período avaliado.
Última atualização em 28 de agosto de 2022