durante o evento Construir 2022uma Microsoft anunciou o Projeto Volterraum laptop estilo Mac Mini que chega com uma missão importante: ajudar a melhorar o Windows 11 feito para chips com Arquitetura ARM.
O computador da Microsoft está equipado com um chip Qualcomm Snapdragon feito na arquitetura ARM, além de trazer uma unidade de processamento neural para facilitar a criação de soluções de inteligência artificial. As especificações completas não foram reveladas, mas o projeto possui três portas USB Tipo A, duas USB-C, DisplayPort e conexão Ethernet.
Feito com material reciclado, o computador também é escalável, segundo a Microsoft. Com isso, será possível colocar mais de uma máquina para funcionar simultaneamente, ficando os PCs literalmente empilhados, como mostra a imagem acima.
Foco na arquitetura ARM
O PC em miniatura do Projeto Volterra é voltado para desenvolvedores e visa ajudar Adaptação do Windows 11 ao padrão ARM. Para isso, além de lançar o produto, a Microsoft está trazendo toda a sua suíte de desenvolvimento para a nova arquitetura.
A empresa revelou que está construindo uma versão nativa de suas ferramentas de programação para a arquitetura Arm64. As soluções que serão adaptadas ao novo padrão e que serão lançadas em breve para os desenvolvedores são:
- Visual Studio 2022
- Código do Visual Studio
- Visual C++
- .NET 6 e Java modernos
- Clássico .NET Framework
- Terminal Windows
- Subsistema Windows para Linux
- Subsistema Windows para Android
Conforme explicado pelo A Beira, dispositivos como o Surface Pro X já executam as ferramentas de programação via emulação. No entanto, uma solução nativa para ARM deve agilizar a criação de projetos.
Com a novidade, a tendência é que a Microsoft diminua a distância entre as versões do Windows e até melhore a experiência com aplicativos Android no PC. Resta agora esperar por mais detalhes oficiais vindos da Microsoft, que ainda não forneceu uma data de lançamento para o Projeto Volterra.
Última atualização em 18 de agosto de 2022