Senadores dos Estados Unidos enviaram uma carta aberta ao seu Secretário de Comércio pedindo ao país que começasse a usar um padrão único para porteiros de aparelhos eletrônicos. Algumas das justificativas utilizadas foram os custos e aumento do lixo eletrônico, além da frustração do consumidor.
Recentemente, a União Européia chegou a um acordo para que fabricantes de dispositivos eletrônicos da região usem um carregador padrão. O USB-C será geralmente implementado até 2024 na UE. Nesse contexto, Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Ed Markey, os três senadores americanos responsáveis pela carta aberta, pedem que o exemplo seja seguido.
Eles enfatizam que “esta política tem o potencial de reduzir significativamente o lixo eletrônico e ajudar os consumidores que estão cansados de vasculhar gavetas cheias de carregadores emaranhados para encontrar um compatível ou comprar um novo”. A carta cita que apenas os transportadores respondem por cerca de 11.000 toneladas de lixo eletrônico por ano na União Europeia.
A legislação acordada na União Europeia é apenas para carregadores com cabos. (Shutterstock)Fonte: Shutterstock
O USB-C tornou-se amplamente utilizado entre os fabricantes de dispositivos eletrônicos em todo o mundo, mas ainda existem produtos que possuem padrões mais antigos ou tecnologias proprietárias. Um dos exemplos mais comuns é o iPhones e Maçãque ainda usam a porta Relâmpago proprietário da empresa para carregamento.
Apesar disso, a empresa já está trabalhando com dispositivos e carregadores USB-C, e rumores indicam que smartphones “maçã” com o padrão devem chegar ao mercado no ano que vem.
Última atualização em 12 de agosto de 2022