A Huawei apresentou nesta quarta-feira (2) a segunda versão de seu sistema operacional HarmonyOS e também novos produtos com ele instalado, por enquanto apenas dois smartwatches e dois tablets. Mas o plano da gigante chinesa é atualizar mais de 100 aparelhos, entre smartphones, tablets e telas inteligentes com seu software, até modelos mais antigos.
O novo HarmonyOS foi adotado pela Huawei na sequência dos constantes bloqueios comerciais sofridos pela empresa durante a administração de Donald Trump nos EUA, o que foi decisivo para a descontinuação do uso da interface gráfica EMUI, desenvolvida a partir do sistema Android.
Os planos de atualização da Huawei são ambiciosos. Além dos novos tablets da série MatePad, que chegaram já equipados com o HarmonyOS 2.0, a ideia é que até mesmo alguns modelos “clássicos”, como o Mate 9 e o P10, de 2016 e 2017, respectivamente, recebam o novo sistema operacional.
Quais dispositivos Huawei receberão o HarmonyOS?
Fonte: Huawei/DivulgaçãoFonte: Huawei
De acordo com Autoridade do Android, o cronograma de atualização do HarmonyOS, por enquanto restrito à China, prevê que os usuários poderão se cadastrar, a partir de hoje (2), para receber a versão 2.0 do sistema operacional para modelos mais novos, como as séries P40, Mate 40 e MatePad Pro original. Alguns não tão recentes, como o Mate 30 de 2019, também serão atualizados.
No terceiro trimestre de 2021, será a vez de modelos mais antigos, como o Huawei Mate 20, além das séries de smartphones Nova 6, 7 e 8. linha como o P30 Pro, bem como o Mate 20X e outros tablets M6.
O festival de atualizações só terminará no primeiro semestre do ano que vem com alguns modelos mais antigos, como as já citadas séries P10, Mate 10, P20, Mate 20, além do Mate 9 duo, de 2016.
Última atualização em 27 de dezembro de 2022