A União Européia pretende criar uma lei para estabelecer um modelo padrão de carregador para celulares e outros dispositivos móveis nos 27 países do bloco. De acordo com Reuterso projeto deve entrar em pauta em setembro.
A Apple, fabricante do iPhone, deve ser a marca mais afetada pela possível mudança. Isso porque a maioria de seus produtos é alimentada pelo cabo Lightning, enquanto os dispositivos Android usam conectores USB-C.
Os dispositivos Apple são únicos no uso de conectores Lightning.Fonte: Cabel Sasser/Reprodução
Segundo as fontes, a lei em causa está a ser preparada pelo executivo da União Europeia. No ano passado, grande parte do Parlamento Europeu votou a favor da criação de um carregador padrão para o bloco.
Os legisladores citam que um único modelo traria mais comodidade aos usuários. Os benefícios ambientais também foram apontados como um ponto positivo da padronização.
Em 2018, um estudo de avaliação de impacto descobriu que metade dos carregadores vendidos com telefones celulares na Europa tinha um conector USB micro-B. Enquanto isso, 29% tinham um conector USB C e 21% usavam um conector Lightning.
Nos últimos anos, o padrão USB-C foi adotado por grande parte da indústria.Fonte: ranonaudit/PxHere/Reprodução
História do debate sobre padronização
Apple, Samsung, Huawei e Nokia firmaram um acordo em 2009 para a padronização de carregadores para celulares lançados até 2011. A ação resultou em uma redução significativa de diversos acessórios e na convergência para o conector micro USB.
Em 2018, a indústria e a União Europeia tentaram chegar a uma resolução final. No entanto, não foi possível encontrar uma solução mutuamente benéfica.
A Apple alertou que um carregador padrão prejudicaria a inovação e criaria mais lixo eletrônico devido à troca de produto. A marca também disse que a lei era desnecessária já que os fabricantes estavam adotando o padrão USB-C.
Última atualização em 8 de dezembro de 2022