A Cargill lançou a 9ª edição do Benchmarking Confinamento Probeef, o maior levantamento técnico-econômico da pecuária de corte confinada no Brasil. Em 2024, o estudo bateu recorde ao analisar os dados de 2,34 milhões de animais, oriundos de 233 pecuaristas do Brasil, Paraguai e Bolívia.
A representatividade é significativa: segundo a Scot Consultoria, o país confinou cerca de 5,7 milhões de cabeças em 2023, ou seja, o levantamento abrangeu cerca de 30% de todo o mercado nacional.
Realizado anualmente desde 2016, o Benchmarking da Cargill já avaliou mais de 9,14 milhões de cabeças de gado. A base de dados permite comparar resultados zootécnicos e econômicos, auxiliando o produtor na tomada de decisões estratégicas com foco em eficiência, rentabilidade e sustentabilidade.
Perfil dos confinamentos analisados
A maior parte dos animais avaliados em 2024 está localizada no Centro-Oeste, com 977 mil cabeças, seguido pelo Sudeste, com 576 mil animais. O levantamento contempla confinamentos de diversos portes:
- De 1.000 a 3.000 cabeças (maioria dos participantes);
- De 3.000 a 10.000 animais;
- Até 40 mil animais em confinamento.
Os dados mostram que 89,75% dos animais são machos, com peso de entrada médio de 374 kg, permanência média de 108 dias no cocho, rendimento de carcaça de 55,6% e conversão alimentar média de 6,63 kg de ração por kg de ganho. As raças mais comuns foram Nelore (64,27%) e Anelorado (14,20%).
Tecnologias impulsionam os melhores resultados
O Benchmarking também revelou que a adoção de tecnologias e boas práticas é uma das principais diferenças entre confinamentos com maior desempenho. Entre os participantes do estudo:
- 81,5% usam softwares específicos para gestão do confinamento;
- 50% realizam análises avançadas de dados;
- 49% adotam sistemas individuais de rastreabilidade;
- 37% utilizam automação no trato dos animais;
- 35% integram o software com sistemas de gestão (ERP).
Em um cenário econômico desafiador, decisões baseadas em dados e a adoção de ferramentas digitais se tornaram essenciais para garantir eficiência e reduzir custos.
Ferramenta estratégica para o produtor
Segundo André Brichi, gerente nacional de bovinos de corte da Cargill, o levantamento é um aliado estratégico para o pecuarista:
“O Benchmarking Confinamento Probeef tem se tornado uma referência no mercado ao trazer insights valiosos para todos os perfis de produtores. Ele contribui diretamente para uma produção mais eficiente, rentável e sustentável”, destaca.
Com acesso a essas informações, produtores atendidos pela Cargill podem definir metas, revisar manejos e investir com mais segurança, contando com suporte de consultores especializados para acompanhar os indicadores ao longo do tempo.
Compromisso com o futuro da pecuária
A Cargill reforça seu papel na construção de uma pecuária de corte mais moderna e conectada com os desafios de rastreabilidade, bem-estar animal e baixa emissão de carbono.
A companhia acredita que compartilhar conhecimento técnico é parte fundamental da evolução da cadeia da carne bovina no Brasil e na América do Sul.
#Estudo #identifica #hábitos #sucesso #mais #pecuaristas
Última atualização em 22 de abril de 2025