Inovações da MARFRIG: Transformando o Setor de Alimentos com Compromisso e Sustentabilidade no Campo






Marfrig: Uma Trajetória de Sucesso no Mercado Global de Produtos Cárneos

Marfrig: Uma Trajetória de Sucesso no Mercado Global de Produtos Cárneos

O Início da Marfrig

Uma empresa brasileira que cresceu rápido e de forma estruturada, a Marfrig iniciou suas atividades no ano 2000. Com a aquisição de frigoríficos e plantas industriais em várias regiões brasileiras e no exterior, a empresa tornou-se uma das líderes globais do setor de produtos cárneos.

Marcas e Produtos da Marfrig

Portfólio no Brasil

Atualmente, o portfólio da Marfrig no Brasil é composto pelas marcas Bassi, Bassi Angus, Montana, Steakhouse, Palatare, Pampeano, Viva e Plant Plus. Ele foi elaborado para estar em sintonia com as principais tendências de consumo no país e no mundo. Os alimentos são produzidos com carne bovina e vegetais, no caso de Plant Plus, de alta qualidade para atender a diferentes ocasiões, desde cortes para o dia a dia até os mais nobres e especiais para churrasco, tão apreciado pelos brasileiros.

Tipos de Carnes Mais Consumidas

A Marfrig trabalha com todos os cortes e tem focado em entender as necessidades de consumo de cada região para oferecer produtos para diferentes perfis de clientes com maior valor agregado. Por exemplo, alimentos porcionados atendem às necessidades dos consumidores que moram sozinhos ou que cozinham com pouca frequência.

Lançamento de Produtos

Na Apas Show 2023, por exemplo, a Marfrig lançou a linha de carne em porções individuais com a marca Bassi, da categoria de carnes premium: Chorizo Steak (contrafilé), Ancho Steak (filé de costela) e coração de alcatra (steak). Esses cortes passam por maturação de 20 dias e por um processo natural de resfriamento, resultando em melhor textura, maciez, suculência, sabor e aroma.

Expansão Global

Exportação de Carnes

A Marfrig exporta basicamente todos os cortes, obedecendo à demanda e particularidade de cada mercado. A empresa não abre os volumes de exportação de cada corte específico.

Mercado Interno e Internacional

A Marfrig tem apresentado um mix de receita distribuído entre os principais mercados consumidores do mundo. A participação do Brasil foi de 26% no quarto trimestre de 2023.

Habilitações de Exportação

Atualmente, a Operação América do Sul da Marfrig exporta para mais de 100 países. Em 2023, conquistou mais de 30 habilitações, com destaque para o México. O objetivo é que 100% de suas unidades exportem para a China e os Estados Unidos, que são os dois principais mercados.

Inovação Tecnológica na Marfrig

Logística e Monitoramento

Na área de logística, a Marfrig anunciou investimentos em torres de monitoramento de veículos em suas plantas e centros de distribuição para reduzir o tempo de permanência, contribuindo para aumento da produtividade da frota contratada. Além disso, toda a frota da Marfrig é monitorada em tempo real via sistema de rastreamento embarcado.

Monitoramento em Tempo Real

Há ainda uma torre de monitoramento em tempo real dedicada à gestão da temperatura nos veículos carregados com produtos da Marfrig para garantir a qualidade dos alimentos. Parte da frota contratada dispõe de câmeras embarcadas para monitoramento da condução dos motoristas, aumentando a segurança nas estradas.

Inovações em Sustentabilidade

Inovação e tecnologia estão muito presentes na área de sustentabilidade da Marfrig. A companhia trabalha para diminuir as emissões de metano pelo gado por meio de estratégias inovadoras, como a alimentação dos animais. A Marfrig usa o composto bioquímico SilvAir®, desenvolvido pela Cargill, na dieta do gado, durante a fase de confinamento. Esse produto ajuda a reduzir a produção de metano porque leva à produção de amônia.

Uso Racional da Água

A Marfrig também tem iniciativas para alcançar, até 2035, a meta de redução de 20% no volume de água consumido para produção de uma tonelada de produto. Essas ações incluem a utilização de equipamentos mais eficientes e bombas de controle de vazão do insumo.

Programa Verde+

Durante a COP28 em Dubai, em 2023, a Marfrig anunciou o investimento de 100 milhões de reais para acelerar seu programa Verde+ e antecipar de 2030 para 2025 a meta de rastrear 100% dos fornecedores de gado (diretos e indiretos) em todos os biomas brasileiros.

Rastreabilidade e Governança

Gecomendamento e Auditorias Externas

A empresa utiliza um sistema de geomonitoramento via satélite e em tempo real que monitora toda a sua cadeia de fornecimento desde 2010. Esse sistema assegura a conformidade das fazendas fornecedoras com critérios socioeconômicos checados a cada compra de gado. Além disso, todos os anos as operações da Marfrig são submetidas a auditorias externas.

Conformidade e Sustentabilidade

Nos últimos 12 anos, a Marfrig esteve em conformidade com os requisitos auditados quanto aos fornecedores diretos. Em 2020, a empresa lançou o Programa Verde+ para tornar sua cadeia de fornecimento mais sustentável e 100% livre de desmatamento através de uma rastreabilidade completa.

Os Desafios da Exportação de Carnes

A exportação de carne bovina estará cada vez mais associada à entrega de produtos com sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, principalmente no que se refere a questões de bem-estar animal e rastreabilidade do gado.

Planos Futuros da Marfrig

Diversificação e Expansão

Entre os principais planos está a diversificação na exportação, permitindo direcionar produtos para os mercados de acordo com a demanda de melhor preço. A Marfrig continuará a investir na agenda de sustentabilidade com a expectativa de resultados consistentes, potencializando impactos positivos ao longo de suas cadeias de valor.

Investimento em Sustentabilidade

No novo ciclo do Programa Verde+, iniciado em 2024, a Marfrig irá acelerá-lo com investimentos da ordem de 100 milhões de reais em frentes como recuperação e transformação, restauração ecológica, agropecuária regenerativa e melhoria genética do rebanho, dentre outras.





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Última atualização em 16 de junho de 2024

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